COMO ESCOLHER A VOZ CERTA

 

Quando está a produzir um vídeo, é natural que faça alguma pesquisa antes para tentar entender qual irá ser o público-alvo e o que o seu cliente quererá transmitir à audiência. Já deverá ter uma ideia do tipo de voz-off que procura para narrar o seu guião. Contudo, não se trata apenas de voz, mas também de uma personagem específica e de como o locutor poderá “pegar” no guião para atingir o alvo à primeira.

O locutor profissional ajuda-nos a contar histórias. Tendo isto presente, comece por escolher a forma como ele se deve dirigir à audiência. Deverá ser ele informal, tal como numa conversa entre amigos, ou deverá ter uma postura mais formal, credível, divertida ou autoritária?

Ao invés de apenas ler o seu guião, a MundialMusica poderá partilhar a sua mensagem numa enorme variedade de formas. Caberá a si, enquanto realizador, escolher a mais adequada, na hora de passar o seu briefing.

Tomemos como exemplos alguns diferentes tipos de personagens presentes no dia-a-dia da locução profissional:

 

A PESSOA REAL

A Pessoa Real é transparente, confiante e intimista. Pense em como alguém normalmente comunica quando está a falar com um membro da família, o vizinho ou um amigo. Há uma autenticidade muito grande neste tipo de voz que se traduz numa comunicação verdadeiramente genuína.

 

O APRESENTADOR

O papel principal do Apresentador é falar acima de tudo com autoridade e convicção – acreditar naquilo que está a dizer. Aqui o locutor partilha a informação fazendo-se muitas vezes valer da notoriedade que a sua voz já adquiriu junto da audiência, credibilizando ao mesmo tempo essa informação.

 

O NARRADOR

O Narrador tem um papel interessante acima de tudo porque ele é omnisciente. Um bom narrador sabe quando a história acaba antes de tudo e todos – ele está emocionalmente separado da história, pois parte do seu papel é deixar que o espectador tire as suas próprias elações sobre os factos narrados.

 

O PORTA-VOZ

O Porta-Voz terá de ser credível, pois o seu objectivo é gerar confiança. Ele fala em nome de uma empresa, instituição ou organização e está rigorosamente por dentro de tudo aquilo que está a contar.

 

O INSTRUTOR

Muito solicitado nos cursos electrónicos (e-learnings) ou vídeos de instruções, o Instrutor surge na perspectiva de educador, no lugar de um académico ou de um especialista, cujo objectivo é guiar o espectador pelos diferentes passos da formação. Muitos vídeos explicativos são “narrados” desta forma com a finalidade de se apresentar o conteúdo da maneira mais precisa possível.

 

ESCOLHER A VOZ CERTA

Como pode ver, definir de antemão qual será o papel do locutor, é meio caminho andado para que a sua mensagem passe da forma mais eficaz. Sabendo isto antecipadamente irá também ajudá-lo a si a identificar o que procura, assim como a fornecer uma direcção artística o mais objectiva possível à equipa da MundialMusica.